Comer e BeberDicasHospedagemRoteiroVida noturna

Turismo em Natal: informações para programar a sua viagem

Turismo em Natal

Natal é uma cidade linda, com inúmeras beleza naturais, gente hospitaleira e com a melhor comida do mundo. Se você está vindo fazer turismo em Natal pela primeira vez, esta matéria vai te ajudar a montar a sua programação de passeios pela cidade e pela região. Vem comigo que eu vou te contar tudo!

Turismo em Natal: informações para programar a sua viagem

Natal é a capital do Rio Grande do Norte, conhecida como a Noiva do Sol ou a Cidade do Sol. Ela é mundialmente famosa pelas suas belas praias de águas quentes. Tem uma área de aproximadamente 167 km², sendo assim, a segunda capital brasileira com a menor área territorial.

Turismo em Natal

Fundada 25 de dezembro de em 1599, às margens do Rio Potengi, o nome da cidade foi escolhido pela data que coincide com a da festa cristã que celebra o nascimento de Jesus Cristo: o Natal.

Turismo em Natal: temperatura

De forma geral, a temperatura em Natal varia de 24ºC a 31ºC. Essas são as mínima e máxima da cidade durante quase todo o ano. Sim, faz calor! Nos meses de maio, junho e julho o sol nos dá uma trégua e começa a nossa época de inverno e chuva na cidade. Nesses meses é preciso contar com a sorte para ter dias ensolarados.

Turismo em Natal
É importante falar também que em Natal temos as chamadas chuvas de verão, que acontecem mais frequentemente nos meses de janeiro e fevereiro. Mas se você vem fazer turismo em Natal neste período não se preocupe! Elas costumam ser chuvas passageiras que chegam no início do dia e logo vão embora deixando um céu azul e com poucas nuvens logo depois do horário do almoço.

Turismo em Natal: o que fazer na cidade?

Muitas pessoas se surpreendem quando descobrem que o turismo em Natal acontece muito mais fora da cidade do que dentro dela. A maioria dos passeios que você vai encontrar relacionados a Natal são realizados nos litorais Sul e Norte do Rio Grande do Norte, em municípios que integram a grande Natal ou fora dela.

Turismo em Natal

As Dunas de Genipabu, o mergulho nos Parrachos de Maracajaú, as belezas de Pipa, nada disso está em Natal, mas tem a cidade como ponto de partida. Então, antes que você cogite se deve ou não se hospedar em Natal eu adianto que a resposta é SIM! Você terá acesso com facilidade a todos esses passeios e poderá usufruir da maior e melhor estrutura hoteleira do estado. O que é bom se você procura um excelente resort ou se você procura acomodações mais baratas, como pousadas, hosteis e Airbnb.

Turismo em Natal: onde se hospedar?

Sem pestanejar digo pra vocês que as melhores opções de hospedagem para quem vem fazer Turismo em Natal estão no bairro de Ponta Negra. Ele abriga a praia que leva o mesmo nome e é a mais famosa e mais bonita da cidade, além de reunir uma gama enorme de restaurantes, bares, casas de show, feiras de artesanato e de ser o ponto de partida de todos os passeios turísticos.

Turismo em Natal

A outra opção são os grandes resorts da Via Costeira, uma avenida de aproximadamente 15km que tem de um lado a mata atlântica preservada do Parque das Dunas e do outro grandes resorts à beira mar. Essa é uma opção mais requintada e um pouco mais cara do que os hotéis, pousadas e hosteis de Ponta Negra, mas com certeza, você não vai se arrepender.

Os locais são todos de alto padrão e oferecem excelentes complexos de entretenimento.

Ah! MUITO IMPORTANTE: os passeios que vão para os litorais Norte e Sul também incluem translado para essa região.

Turismo em Natal: Litoral Sul do RN

Os principais passeios do turismo em Natal são divididos, em geral, pelos que vão pelas praias do Litoral Sul e do Litoral Norte. Saindo de Ponta Negra em direção ao Sul, você encontrará a Rota do Sol, uma avenida que se estende por quase todo o Litoral Sul.

Turismo em Natal

Cotovelo, Pirangi, Búzios, Tabatinga, Camurupim, Barreta, Tibau do Sul, Pipa, Sibaúma, Barra do Cunhaú, Baía Formosa e Sagi. Essa são as praias ao Sul de Natal e eu preciso te falar: é cada uma mais linda que a outra. A minha recomendação é que você contrate dois passeios para conhecer as principais. O passeio do Litoral Sul, que vai de Cotovelo até Camurupim em um dia e o passeio em Pipa para outro dia. Essa é a sugestão que eu sempre dou a quem me pergunta o que fazer de Turismo em Natal.

Clique para conhecer os principais passeios de Natal

Turismo em Natal: Litoral Norte do RN

turismo em natal

Impossível falar de Litoral Norte sem falar das internacionalmente famosas Dunas de Genipabu. Cenário de novelas e filmes, as dunas se movem durante o todo o ano e a melhor forma de conhecê-las é com o passeio de buggy. Geralmente eles saem da região de Ponta Negra entre 8h e 9h e retornam por volta das 16h. Claro que você não vai passar o dia inteiro só nas dunas. O passeio inclui, além das dunas, as praias da Redinha, Barra do Rio, Graçandu, Pitangui, Jacumã, Muriú e mais algumas lagoas. Pra mim é o principal passeio da cidade. Totalmente imperdível!

Clique para ler em detalhes sobre o passeio de Genipabu

Maracajaú é o outro passeio super famoso e imperdível em Natal. Você acha que mergulho com peixinhos e águas cristalinas é coisa de Cancun? Então vai mudar de ideia rapidinho com as nossas fotos de Maracajaú.

Turismo em Natal

Sim, é essa maravilha toda! O passeio tem saídas diárias, e os horário variam de acordo com a tábua de maré.  A experiência é indescritível, um dia de contato com a natureza com muito sol brilhante, céu azul e água quentinha do mar do Rio Grande do Norte.

Saiba tudo sobre o mergulho em Maracajaú

Dica: Galinhos, um tesouro escondido no Litoral Norte Potiguar. Se você quer uma experiência rica, em uma natureza exuberante clique para ler a nossa matéria completa.

Turismo em Natal: o que fazer durante o dia?

A cidade oferece algumas opções interessantes de turismo, mas como geralmente os dias são poucos, a maioria das pessoas prioriza os passeios pelos litorais e não aproveita tanto a cidade. Mas estamos aqui para mostrar pra você, que vem fazer turismo em Natal, que há excelentes espaços para descobrir na cidade.

Turismo em Natal

Durante o dia recomendamos que você faça um passeio pela Praia de Ponta Negra, principal cartão postal da cidade. É lá que está localizado o Morro do Careca. A praia é bonita, limpa e muito agradável para passar o dia e ficar até o sol ir embora. A água quentinha e as ondas não tão fortes são um convite para um bom mergulho.

Dica: Faça uma caminhada pela beira mar até o Morro do Careca e escolha uma barraca aos pés do morro. É lá que as águas são mais tranquilas e com menos ondas.

Você pode ler a nossa matéria completa sobre a Praia de Ponta Negra e descobrir todos os segredos do local, incluindo valores de barracas, comidas e bebidas na beira mar

Turismo em Natal

Ainda no bairro de Ponta Negra, vale muito dar uma passada pelos centros de artesanato. São pelo menos quatro locais que merecem destaque: o Shopping do Artesanato Potiguar, ao lado do Praia Shopping; a tradicional Feirinha de Ponta Negra, localizada no cruzamento entre as Avenidas Roberto Freire e Praia de Tibau; o Villart, também na Roberto Freire; e por último, mas não menos importante, o Mercado de Ponta Negra, na Avenida Roberto Freire, bem na entrada da Vila de Ponta Negra, que vende alimentos regionais como castanhas, cachaças e queijos e é um ponto imperdível.

Turismo em Natal

Não deixe fora do seu roteiro o incrível Forte dos Reis Magos, outro de nossos importantes cartões postais. Fundada em 25 de Dezembro de 1599, ela foi o marco inicial da cidade, construída pelos colonizadores portugueses no lado direito da barra do Potengi. Seu formato de estrela chama a atenção e o local ainda preserva os antigos canhões da época colonial. Acesse o link para saber mais sobre o Forte dos Reis Magos e ler a matéria completa que fizemos sobre ele.

Atenção! A região está um pouco perigosa e não recomendamos ir por conta própria. Informe-se com o seu consultor de viagem.

Turismo em Natal

O Parque das Dunas, também conhecido como Bosque dos Namorados, é reconhecido pela UNESCO como parte integrante da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica Brasileira. Ele é considerado o maior parque urbano sobre dunas do Brasil, exercendo fundamental importância para a qualidade de vida da população natalense. Além da fauna e flora locais, você pode encontrar espaço para caminhadas e trilhas no local. Se você está fazendo turismo em Natal, é excelente para ir com crianças e para passeios de casais. Quer saber como fazer uma trilha no Parque das Dunas? CLIQUE AQUI!

Mais dicas sobre o que fazer em Natal durante o dia

Turismo em Natal: o que fazer a noite?

A gastronomia potiguar é uma preciosidade a parte. Atualmente o bairro de Ponta Negra reúne algumas das mais incríveis opções culinárias da cidade concentradas em algumas ruas específicas. Na foto, o restaurante Camarões, amado por 10 entre 10 pessoas que o visitam e não pode ficar de fora da sua programação gastronômica.

Turismo em Natal

Por aqui não somos muito de balada, não há muitas boates na cidade, mas a gente adora um barzinho com cerveja gelada. Continua lendo que eu te conto tudo!

turismo em natal

A Avenida Praia de Ponta Negra, marginal da avenida principal, Roberto Freire, concentra mais de 25 restaurantes em sua extensão. Eu sei porque: 1 eu contei, 2 eu moro ao lado. Então falo com propriedade. Tem opções para muitos gostos e bolsos! Escrevi uma matéria especificamente sobre os restaurantes dessa rua que você pode ler acessando: Avenida Praia de Ponta Negra: mais de 25 restaurantes pra você escolher.

Turismo em Natal

A famosa “Rua do Salsa” é outra opção recheada de restaurantes e bares, e um dos melhores lugares para ir a noite em Natal. É lá que fica o famoso Rastapé, uma casa de forró típica que vale a pena visitar em sua estadia em Natal. Falamos mais sobre ela nesta matéria: Rua do Salsa!

Turismo em Natal

Você também não pode deixar de conhecer os Parques de FoodTruck na marginal da Avenida Roberto Freire. Eles são bem recentes e reúnem uma enorme opção gastronômica com valores mais acessíveis que os restaurantes e em um ambiente super lindo e agradável com muita brisa do mar e música ao vivo.

Turismo em Natal

Por último, mas não menos importante, próximo ao Praia Shopping, também na Avenida Roberto Freire há um complexo de bares que são sempre boas pedidas se você está fazendo Turismo em Natal. Quem mora na cidade não tem o hábito de sair à noite em dias da semana, mas essa região, por ser muito turística, está aberta, animada e com música ao vivo praticamente todos os dias da semana. Ah! No próprio Praia Shopping tem também um quiosque da Brahma com música ao vivo quase todas as noites.

Dicas sobre o que fazer em Natal durante a noite

Ah! E se ficou com alguma dúvida, deixe um comentário aqui embaixo pra gente!

Xeru! 😘

Share:

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *